No último domingo (3), o ENEM surpreendeu com uma questão que colocou Caetano Veloso e a escritora Tati Bernardi em lados opostos ao tentar decifrar a resposta correta. A pergunta desafiava os estudantes a identificar o recurso de progressão textual utilizado em uma crônica de Tati, que faz referência à palavra “coisa” em diversas canções de Caetano, como “Qualquer Coisa” e “Sampa”.
No Instagram, Tati Bernardi expressou sua opinião: para ela, a resposta correta seria a alternativa C, que indicava “reiteração, marcada pela repetição de uma determinada palavra e de seus cognatos.” A escritora ainda brincou sobre as alternativas da questão: "Acho que a resposta é C, mas as outras alternativas são tão bonitas."
Caetano Veloso, incentivado pela esposa, Paula Lavigne, também decidiu participar. Em um vídeo, ele se mostrou convicto de que a alternativa correta era a letra A, “intertextualidade, marcada pela citação de versos de letras de canções”.
A resposta oficial ainda não foi divulgada pelo INEP, mas correções preliminares apontam que a opção correta seria a letra A, aparentemente confirmando o palpite de Caetano. No entanto, uma análise do G1 sugere que a questão pode aceitar tanto a resposta de Caetano (A) quanto a de Tati (C), o que aliviaria a “competição” e apontaria que ambos os artistas estariam certos.
Segundo a correção extraoficial do Globo, a questão (33 da prova verde; 20 da azul; 8 da branca e 45 da amarela) tem a letra C como resposta correta.
O curioso embate entre cantor e escritora movimentou as redes sociais e gerou um debate divertido e inusitado entre os fãs de Caetano e leitores de Tati. A interação inesperada de ambos com a questão do ENEM trouxe um olhar descontraído para o exame, que sempre atrai a atenção nacional.
Fonte: Vagalume / O Globo